Áreas de Atuação

Ozonioterapia

O ozônio medicinal tem propriedades antimicrobianas de amplo espectro.

Inúmeras referências científicas demonstraram a efetividade do ozônio contra bactérias, fungos e vírus, assim como o grau de biocompatibilidade, podendo ser indicada para o uso tópico no tratamento de lesões de origem infecciosa, como por exemplo, bochechos para pacientes com desordens periodontais, lesões herpéticas, auxiliando na cicatrização e manutenção da assepsia local.

Imagem Ozonioterapia

Nos tratamentos TÓPICOS, observa-se a inativação de microrganismos por ação direta do ozônio, com ruptura oxidativa de suas membranas (Viehban, R.).

Mas é preciso ficar claro que, apesar do ozônio ser um dos mais potentes antimicrobianos, quando aplicado sistemicamente não pode inativar bactérias, vírus e fungos in vivo, porque, paradoxalmente, os patógenos estão bem protegidos, particularmente dentro das células, pelo potente sistema antioxidante. Desta forma, não terá ação direta em doenças infecciosas como hepatites, AIDS, etc.

Estudos demonstram que o ozônio age como um estimulador do sistema imune, pela ativação de neutrófilos e estimulando a síntese de algumas citocinas. A ação se dá através dos subprodutos do ozônio no organismo (ROS e LOPs). No passado foi mensurada a liberação de inúmeras citocinas do sangue ozonizado, in vitro. Quando os leucócitos ozonizados retornam a circulação, vão para o microambiente linfóide e liberam citocinas, reativando o sistema imunológico deprimido. Este processo é parte do sistema imune inato e nos ajuda a sobreviver em um ambiente hostil.

Philozon - Ozonizando o Mundo com Tecnologia e Confiabilidade